ANSEIOS DE UM ATEU. ” Temos o direito de ser quem somos, desde que não prejudique o seu próximo”

Anseios de um Ateu.

Sentado em um banco de cimento em frente ao mar, Samuel observava o infinito das águas à sua frente. Acabara de perder sua mãe. Soltou o ar comprimido de dor e, fechando os olhos, sem conseguir derramar uma lágrima, meditou nas entranhas do seu ser.

” Viemos do pó e retornaremos ao pó”. Esse era o fim do ser humano e de todos os seres do planeta. Sabia que, muitas vezes, rasgara o peito para crer em algo mais, em um criador, em um Deus como a maioria das pessoas acreditava. Sabia também que acreditar, ter fé em alguma força superior poderia amenizar suas angústias da alma. Entretanto, todo esse saber era em vão, porque na sua íntima vontade de querer acreditar, a sua racionalidade o prendia.

” Crer ou não crer” seria esta a questão? Talvez. Se não houvesse uma linha tênue ampla e complexa de compreender a natureza humana como ela realmente é. E, em sua erudição, a humanidade era podre.

– Para ganhar a salvação eterna temos que fazer o bem? Acreditar em um salvador? – pensou em voz alta. Esfregando impacientemente os olhos cansados, suspirou concluindo o mesmo pensamento: ” Deus não existe”.

Fazer o bem, ser honesto, ajudar o próximo, isso independe de acreditar ou não. Seria de um egoísmo exorbitante querer ganhar a eternidade maravilhosa que as religiões pregam, praticando o bem e acreditando em um único salvador. A religião prega a culpa e  medo. E na sua mais profunda certeza, essa culpa e medo de ganhar uma eternidade abençoada não era seu propósito de vida.

Levantou-se do banco que estava e, em sua última contemplação de admiração do mar, despediu-se daquele momento. Prosseguindo na sua caminhada, entendeu que nos seus mais conflituosos anseios internos, preferia não se iludir num fé e, sim, acreditar no seu EU.

Conto publicado pela Oficina do Livro na II Antologia ALAB ( Academia de Letras e Artes Buziana),  escrito por Larissa Lúcio de Carvalho em homenagem ao seu pai Nei Ribeiro de Carvalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s